Desde fevereiro de 2015, o Google Earth Pro tornou-se gratuito. O software permite, dentre as várias funcionalidades, visualizar imagens de satélite, cálculos de áreas e superfícies, visualização de edificações em 3D, vetorizar sobre as imagens e elaborar mapas temáticos.
O Google Earth Pro pode ser baixado no seguinte endereço:
https://www.google.com/earth/download/gep/agree.html
Ao terminar de instalar e abrir o programa, aparecerá uma tela pedindo usuário e senha:
Usuário: seu email
Senha: gepfree
Ao abrir o Google Earth, você notará a barra de ferramentas na parte superior, que apresenta a seguintes funcionalidades:
1 – Ocultar Barra Lateral: oculta a barra lateral do Google Earth. Não oculte, caso esteja elaborando um mapa temático;
2- Adicionar Marcador: insere um arquivo vetorial no formato de ponto. É possível editar o ícone do marcador, conforme suas necessidades;
3- Adicionar Polígono: insere um arquivo vetorial no formato de polígono. É possível editar as cores, espessura e transparência do contorno e do preenchimento;
4- Adicionar Caminho: insere um arquivo vetorial no formato de linha;
5- Adicionar Superposição de Imagens: permite adicionar uma imagem por cima da utilizada no Google Earth;
6- Gravar Um Passeio: permite que o usuário grave uma captura de tela do Google Earth, no formato de vídeo;
7- Mostrar Imagens Históricas: permite visualizar imagens antigas (em geral, imagens a partir de 2005);
8- Mostrar A Luz do Sol na Paisagem: permite visualizar o globo terrestre com o sombreamento real;
9- Visualizações: permite trocar os planos de visualização: Terra (Padrão), Céu (Mostra o céu visto da terra), Marte (visualiza a superfície de Marte) e Lua (Visualiza a superfície da Lua;
10- Mostrar Régua: conjunto de ferramentas de medição. É composta por 6 tipos de medição: Linha (dois pontos), Caminho (linha com mais de dois pontos), Polígono (perímetro e área), Círculo (raio, área e circunferência), Caminho em 3D (comprimento), Polígono em 3D (perímetro e área);
11- Email: envia a visualização ou um arquivo KML diretamente por email;
12- Imprimir: permite imprimir um mapa temático diretamente do Google Earth Pro;
13- Salvar Imagem: abre um conjunto de ferramentas para elaboração do mapa temático;
14- Visualizar no Google Maps: permite visualizar a localização da tela diretamente no Google Maps.
Elaborando um Mapa Temático:
Primeiro, defina que tipo de informação você quer mapear (área construída, rios, equipamentos públicos, linhas de ônibus, etc.) e qual a melhor forma de representação para este dado (ponto, linha ou polígono).
Para começar a vetorizar, vá na barra de ferramentas no canto esquedro, clicque com o botão direito em cima da pasta “arquivos temporários”, e depois em “adicionar > pasta”. Dê um nome à pasta (sugestão: nomeie com o tipo de dado que irá vetorizar, como área cosntrutída, hidrografia, etc.)
Nesse exemplo, escolhi mapear a área construída. Agora, clica-se na ferramenta para vetorizar (nesse caso em “adicionar polígono”). Perceba que a pasta criada ficou selecionada., o que quer dizer que o polígono criado irá ser inserido nesta pasta. Vá na aba “estilo/ cor” para personalizar o polígono e o contorno dele. Não feche a tela por enquanto. Utilize o botão de girar do mouse para aumentar ou reduzir o zoom e centralize a tela onde você quer vetorizar.
Após criar o polígono, clique em “ok”. Repita o procedimento nos locais desejados. Ao terminar toda a vetorização, clique no botão “salvar imagem” no canto superior. Irá abrir um novo conjunto de ferramentas para a criação do mapa:
- Opções do Mapa: permite colocar ou retirar barra de escala, norte, legenda e o nível de saturação da imagem de satélite. O botão Scalling muda a escala dos objetos na tela; útil quando se altera a resolução da imagem, pois os objetos também mudam de tamanho;
- Resolução: permite alterar a resolução do mapa;
- Salvar Imagem: abre a tela para salvar o mapa;
É possível editar as informações das caixas de título e legenda. No final, ao salvar o mapa, deve aparecer assim:
Nesse exemplo, utilizamos somente uma camada (layer), a área construída, mas é possível colocar quantas quiser e forem necessárias. É possível colocar a identificação de quem elaborou no Título do mapa, como no exemplo a seguir:
Utilize os procedimentos listados para criar um banco de dados. No final, clique com o botão direito em cima de cada pasta criada e depois clique em “salvar lugar como”. Crie uma pasta para salvar os arquivos. Escolha o formato .KML e depois salve. Dessa forma, é possível levar os arquivos para outros dispositivos e programas.
Muito obrigada!
Todos os posts do site são super informativos!
Vocês estão ajudando muitas pessoas com esse trabalho!
Parabéns!
CurtirCurtir