Como Pesquisar Dados no IBGE

O site do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) possui uma grande quantidade de informações e dados sobre o País, Estados e municípios, tornando-se ferramenta indispensável em trabalhos e pesquisas. No entanto, por esta quantidade de informações, muitas pessoas têm dificuldade em encontrar os dados e em saber utilizar os canais do IBGE. Esse post vai dar algumas dicas de onde encontrar informações úteis no IBGE, mostrando cinco canais:

Canal Cidades@ (https://cidades.ibge.gov.br/)

O canal Cidades@ reúne uma série de informações básicas sobre o Brasil, Estado e municípios: indicadores, infográficos, mapas e dados dos últimos censos realizados. Na página inicial há as opções de Página Inicial (para sempre voltar ao ponto de partida do canal), Aniversário dos Municípios (que mostra os municípios que estão comemorando a data de fundação ou emancipação), barra de pesquisa (para pesquisa sobre qualquer Município ou Estado) e a opção “Comece a Usar”, para utilizar outras ferramentas de pesquisa.

ibge_0

A clicar na opção “Comece a Usar”, uma barra de ferramentas vai aparecer no canto esquerdo, onde o usuário pode filtrar a localidade que deseja pesquisar.

ibge_01

Os dados são apresentados em seis eixos principais: população, trabalho e rendimento, educação, economia, saúde e território e ambiente. Cada eixo apresenta uma descrição dos dados, com mapas, tabelas e infográficos, além de apresentar outros dados específicos do tema. No eixo População, por exemplo, além de mostrar a população total, é exibida a população por faixa etária e por religião.

ibge_02

 

Biblioteca do IBGE (https://biblioteca.ibge.gov.br/)

A biblioteca do IBGE reúne todo o acervo de fotos, vídeos, livros e demais publicações do instituto. A pesquisa é feita de modo simples, apenas sendo necessário preencher três itens: materiais (fotografias, materiais de coleta, livros, mapas, periódicos ou todos), campos (título, autor, série, assunto, ano, editor ou todos) e palavra chave. O resultado mostra todo o conteúdo encontrado com base nesses filtros, dado a referência, ano, tipo de conteúdo e se há download disponível.

ibge_13

Sistema IBGE de Recuperação Automática (https://sidra.ibge.gov.br/home/pnadcm)

O SIDRA – Sistema IBGE de Recuperação Automática – permite ao usuário consultar dados contidos no Banco de Tabelas Estatísticas, que armazena tabelas dos dados agregados (dados que não identificam o informante) de pesquisas feitas pelo IBGE. Em outras palavras, o SIDRA é uma ferramenta para pesquisar dados mais específicos, em termos de tema, abrangência e data.

ibge_3

Será demonstrado, como exemplo aqui, a pesquisa de população por bairro de um determinado município. As etapas mostradas podem ser utilizadas para demais temas de seu interesse.

Primeiro, clica-se em “Acervo”, para abrir uma página de busca por filtros. Os filtros disponíveis são: assunto, classificação, nível territorial, período de disponibilidade, tabela de dados agregados, tipo de período e variável agregada. Para selecionar filtros e seus dados, clica-se em “pesquisa” e depois é só ir selecionando os filtros de interesse.

ibge_04

No caso da pesquisa de população por bairros de , foram selecionados os seguintes filtros:

  • Nível Territorial: 102 (Bairro)
  • Tabela de Dados Agregados: 185 (Domicílios Particulares Permanentes por Situação e Número de Moradores)

Depois de ter selecionado os filtros, clica-se no botão “Consultar Tabela Selecionada”

ibge_05

Uma nova pagina vai abrir, onde você seleciona os dados que querem ser exibidos. Quando selecionar as variáveis desejadas, clicar em “visualizar”, no final da página.

ibge_06

Os dados serão exibidos. Neste caso, para procurar os bairros da sua cidade, utilize a ferramenta de pesquisa do navegador (Ctrl+F e digite o nome da cidade). Observação: nem todas as cidades terão os dados disponíveis.

ibge_07

Apesar de ter uma extensa quantidade de informações, o SIDRA requer um tempo para se acostumar com os filtros de pesquisa.

 

Séries Históricas e Estatísticas (https://seriesestatisticas.ibge.gov.br/)

Este canal traz dados históricos e estatísticos de várias pesquisa governamentais e do IBGE.

ibge_08

As pesquisas podem ser feitas pelas opções “Temas e Subtemas”e “Nível Geográfico”, que organizam os dados de acordo com a opção. Em ambos os casos, as temáticas de dados já estão prontas para serem selecionadas, diferente do SIDRA, que requer a seleção de filtros.

ibge_09

Após a seleção do dado, uma nova tela vai aparecer, pedindo a informação da abrangência do dado (Brasil, Estado, Município ou o que estiver disponível para o dado). Clicando em enviar, serão exibidos os resultados logo abaixo, tendo a opção de salvar os dados em formato excel.

ibge_10

 

Estatísticas do Século XX (https://seculoxx.ibge.gov.br/)

O canal possui os bancos de dados e planilhas excel dos dados utilizados na publicação Estatísticas do Século XX, que também pode ser baixada nesse site. Os dados se dividem em dois eixos: “Econômicas” e “Populacionais, Sociais, Políticas e Culturais”. Em ambos os casos o usuário vai selecionando as opções de forma linear, enquanto o site direciona as opções selecionadas para outras novas opções. Na opção final, a planilha excel do dado é baixada. É um dos canais mais fáceis de se utilizar, apesar de os dados serem restritos ao Século XX.

ibge_11

 

Diretório do IBGE (ftp://geoftp.ibge.gov.br)

O diretório de dados do IBGE é o local onde são armazenados dados geográficos em diversos formatos, inclusive arquivos shapes, que podem ser importados para softwares SIG (Sistema de Informação Geográfica), como o QGIS (ver nosso post sobre aplicativos para planejamento urbano). A organização e nomenclatura das seções podem atrapalhar a pesquisa, se você não for familiarizado. Porém, através de uma pesquisa seção por seção é possível identificar o tipo de conteúdo.

ibge_12

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s