A pesquisa acadêmica requer uma busca exaustiva por referências bibliográficas e fontes confiáveis para serem utilizadas, e às vezes a dificuldade começa no processo de busca, ou pelo uso de palavras-chave erradas ou pelo uso de poucos sites. Este post traz algumas dicas de sites de pesquisa acadêmica.
Google Acadêmico (https://scholar.google.com.br)
É a ferramenta de busca do Google voltada para a área acadêmica. Funciona da mesma forma que o Google tradicional, porém filtra os resultados para sites relacionados à publicações técnico-científicas.
As vantagens do Google Acadêmico são a facilidade e rapidez na obtenção de resultados, através de várias ferramentas para filtrar a busca. Além disso, o Google Acadêmico também considera nos resultados conteúdos do Google Livros, serviço que disponibiliza livros completos ou parciais para leitura online.
Como desvantagens não é possível identificar se o resultado contém o trabalho completo ou resumo disponível; a geração de citação do Google Acadêmico pode ser incompleta, dependendo da quantidade de informações da publicação.
Portal Periódicos Capes (http://www.periodicos.capes.gov.br)
É o portal de busca de artigos em periódicos da CAPES. Nele, é possível realizar uma busca por artigos publicados em revistas científicas (periódicos).
As vantagens do Periódicos CAPES são a confiabilidade na busca e a indicação da disponibilidade de resumo ou trabalho completo. As desvantagens são o fato de o site busca apenas artigos em periódicos, desconsiderando livros, anais de congressos e cadernos técnicos. Além disso, a disponibilidade de download de conteúdo depende do local de onde está acessando o site: há conteúdos apenas gratuitos para quem acessa o portal pelo IP de internet de alguma instituição de ensino conveniada.
Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (http://bdtd.ibict.br/vufind)
É um repositório nacional que busca dissertações e teses publicadas em pós-graduações no Brasil. Sua ferramenta de busca é simples, podendo-se adicionar filtros de busca avançada.
A vantagem é a confiabilidade na busca, que trará conteúdo totalmente acadêmico. A desvantagem é a limitação na busca, apenas por dissertações e teses.
Issuu (https://issuu.com)
Não é um site acadêmico, mas pode ser útil na sua pesquisa científica. O Issuu é um site que permite o compartilhamento de conteúdo digital, em formato flash. Além de fazer a busca tradicional, é possível registrar-se gratuitamente e fazer upload do seu conteúdo e disponibiliza-lo para consulta. É possível encontrar artigos, monografias, livros e cadernos técnicos que, em alguns casos, não são hospedados em outros sites.
A vantagem está em encontrar material que não é hospedado em sites acadêmicos e revistas, como livros ou artigos de congressos que foram publicados originalmente só CD, por exemplo, além de portfólios, banners e outros tipos de conteúdo acadêmico. A desvantagem é o fato de não ser um site propriamente acadêmico. Assim, os resultados de busca serão os mais variados, trazendo conteúdos não científicos, tornando a busca mais lenta. Dependendo do tema pesquisado, é possível não encontrar nenhuma publicação disponível. Os filtros de busca são menos eficientes que as demais opções mostradas anteriormente, então não use o Issuu como ferramenta primária de pesquisa científica, e sim complementar.
Conhece outros sites de pesquisa acadêmica? Fale pra gente nos comentários!
Uma consideração sobre “Dicas de Sites de Pesquisa Acadêmica”