Artigo: Análise da Arborização Urbana na Cidade de Patos/PB

Este Mês foi publicado o artigo intitulado “Análise da Arborização Urbana na Cidade de Patos/PB”, de autoria de Danniely Alves Benício Borges, bióloga e metre em desenvolvimento e meio ambiente, em coautoria com Eduardo Rodrigues Viana de Lima, Joel Silva dos Santos, Maria do Carmo Learth Cunha e comigo, na Revista Brasileira de Geografia Física.

O processo de produção das cidades das últimas décadas teve como uma das externalidades a degradação dos espaços públicos e, consequentemente, das áreas verdes urbanas. Além de contribuir para o aumento da temperatura das cidades, a ausência ou baixa quantidade de áreas verdes urbanas também dificultam o deslocamento de modos de transporte não motorizados, principalmente em locais de clima quente.

Este é o caso da cidade de Patos. Localizada no interior do Estado da Paraíba, apresenta clima quente e seco e, portanto, a arborização urbana é um elemento importante para a qualidade de vida da população.

O artigo utilizou de técnicas ligadas ao software SIG (Sistema de Informação Geográfica) livre QGIS 2.18, como o uso de imagens de satélite de alta resolução (disponíveis em plugins) para a vetorização de todas as árvores da cidade e, posteriormente, feita análise de densidade de árvores com mapas de Kernel.

Os achados da pesquisa mostram as diferenças na quantidade e distribuição espacial da arborização urbana em cada bairro. Bairros adjacentes ao Centro apresentam a maior quantidade de árvores, enquanto que bairros do setor norte e sul apresentam a maior quantidade de árvores por km de calçada.

Estes resultados podem ajudar a compreender melhor como alguns fenômenos sociais e econômicos se relacionam com  a distribuição espacial da arborização urbana nas cidades. além disso, foi possível perceber a importância das geotecnologias, de ferramentas computacionais, como o software SIG QGIS, para coleta e análise de dados espaciais, tanto para diagnóstico para tomadas de decisão no planejamento urbano e ambiental.

Você pode encontrar a publicação no site da Revista Brasileira de Geografia Física (https://periodicos.ufpe.br/revistas/rbgfe/article/view/234646/pdf) ou na nossa seção de artigos em periódicos.

 

Referências:

BORGES, D.A.B.; LIMA, E.R.V.; SANTOS, J.S.; CUNHA, M.C.L.; CASTRO, A.A.B.C. Análise da arborização urbana na cidade de Patos/PB. Revista Brasileira de Geografia Física, v. 11, n. 04, p. 1343-1359, 2018.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s