Space Syntax Toolkit: Resolução de Problemas #1

O plugin Space Syntax Toolkit (SST), desenvolvido para o QGIS, tem apresentado alguns problemas, no que diz respeito à operacionalidade os quais são frequentemente relatados no fórum de discussão do plugin, para que possam ser encontradas soluções. Esta semana ocorreu comigo um problema enquanto utilizava o plugin: durante a etapa de verificação de topologia do arquivo vetorial modelado (mapa axial ou road centre lines), o QGIS trava e fecha sozinho. No fórum de discussão do plugin, este problema já foi relatado. Este post traz uma possível solução, que possa vir a servir àqueles que apresentam o mesmo problema com o Space Syntax Toolkit.

Caso alguém esteja com o mesmo problema, a solução que encontrei (e, ao menos, deu certo para mim) foi seguir os seguintes passos:
.
1- Desinstalar todas as versões do QGIS: é comum deixar instalado mais de ma versão do QGIS no computador – normalmente uma mais antiga e estável e uma mais nova para explorar novas funcionalidades. desinstale todas as versões existente em seu computador, mesmo aquelas em que não esteja instalado o SST. Existem casos de conflitos de arquivos .dll quando se utiliza várias versões de um mesmo programa;
.
2- Deletar as pastas e arquivos remanescentes: mesmo após a desintalação completa do QGIS, é possível que algumas pastas do programa continuem no computador. Normalmente, ficam localizadas na unidade C:, em “arquivos de programas” (ou program files). Para limpar todo o registro e não deixar arquivos que possam persistir o problema, delete estas pastas;
.
3- Instalar a versão 2.18.14 do QGIS: no fórum de discussão, em diferentes relatos de problemas, as versões do QGIS entre 2.18.14 e 2.18.18 têm sido considerada a mais estáveis para a utilização do plugin. Do caso do problema que tive, na versão 2.18.14 o problema foi resolvido.
.
4- Instalar novamente o plugin: pode parecer óbvio, mas quando todas as pastas e conteúdos são deletados do computador, as configurações de personalização do QGIS (o que inclui plugins previamente instalados). Neste caso, o Space Syntax Toolkit deve ser reinstalado. A versão mais recente do SST, até o fechamento desta postagem, é a 0.2.1.
.
Ao seguir estes passos, provavelmente o plugin volte a funcionar novamente. Estes procedimentos funcionaram comigo e foram relatados à Jorge Gil, desenvolvedor original do Space Syntax Toolkit.
Segue abaixo o link para download deste manual, em português e inglês:
.
.
.
Se você tem outra solução para este problema (ou para outros problemas do plugin), compartilhe nos comentários!
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s