Atlas Nacional Digital do Brasil 2019

O Instituto Nacional de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou ontem (29/05) em seu site a atualização do Atlas Nacional Digital do Brasil para o ano de 2019. A ação é parte das atividades de manutenção dos dados cartográficos do território brasileiro, com o objetivo de facilitar a compreensão da diversidade do território brasileiro, em termos de demografia, dados sociais, economia, meio ambiente e cultura. Neste post serão msotradas as atualizações do Atlas Nacional Digital do Brasil para o ano de 2019.

Sobre o Atlas Nacional Digital do Brasil

O Atlas Nacional Digital do Brasil é uma publicação originada do Atlas Nacional do Brasil Milton Santos, de 2010. Este possui uma série de matas temáticos, divididos em quatro eixos: “O Brasil no mundo”, “Território e meio ambiente”, “Sociedade e economia” e “Redes geográficas”. Além dos mapas temáticos, são apresentadas tabelas e gráficos que mostram a evolução e dinâmica da rede urbana do Brasil entre os anos de 2000 e 2010.

Atualizações do Atlas Nacional Digital do Brasil 2019

As novidades para a versão 2019 do Atlas Nacional Digital do Brasil são dados mais novos tanto do IBGE como de outros órgãos e instituições, além de novos mapas das seções “Sociedade e economia” e “Redes Geográficas”.

Outras atualizações importantes incluem:

  • Novos mapas sobre o Ensino Superior do Brasil, com dados do Censo da Educação Superior 2017, feitos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP);
  • Novos mapas do espaço geoeconômico e o espaço rural brasileiro, com dados das pesquisas agropecuárias feitas pelo IBGE para o ano de 2017;
  • Novos mapas do Produto Interno Bruto (PIB) dos Municípios, para o ano de 2016;
  • Novos mapas do Cadastro Geral de Empresas, com dados de 2016;
  • Novos mapas da Pesquisa de Estoques, com dados do segundo semestre de 2017.

O novo Atlas pode ser visualizado no link abaixo. Também estão disponíveis as versões anteriores do Atlas, para os anos de 2010, 2016, 2017 e 2018. Além disso, há ferramentas interessantes, como a busca pelos mapas individualmente e Plataforma Geográfica Interativa, que permite montar seus próprios mapas temáticos, de acordo com os dados que estão disponíveis:

https://www.ibge.gov.br/apps/atlas_nacional/

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s