Artigo: Geotecnologias como Auxílio no Planejamento Urbano

Esta semana foi publicado o trabalho intitulado “Geotecnologias como Auxílio no Planejamento Urbano – O uso do Google Earth como ferramenta de visualização espacial para o planejamento urbano” nos anais do XVIII Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional – ENANPUR, realizado em Natal-RN entre os dias 27 e 31 de maio de 2019. A publicação teve autoria de Leohandson Santos Santos da Silva, graduando em Arquiteutra e Urbanismo das Faculdades Integradas de Patos (FIP), com coautoria de Isis dos Santos Costa, bacharel em Ciência e Tecnologia pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido e por mim.

O artigo teve como origem um trabalho desenvolvido na disciplina Planejamento Urbano e Regional I, do curso de Arquitetura e Urbanismo das Faculdades Integradas de Patos, na época ministrada por mim. O objetivo era a utilização de geotecnologias para auxiliar na análise de dois recortes urbanos, localizados nas cidades de Patos e Santa Luzia, no Estado da Paraíba, identificando potenciais e limitações do local, em termos de uso do solo, acessibilidade, mobilidade e morfologia urbana.

Entre os resultados obtidos, observou-se que a aplicação do Google Earth para o mapeamento temático urbano favoreceu o entendimento das dinâmicas dos locais estudados, a partir da espacialização das informações a serem coletadas e diagnosticadas. Isto possibilitou gerar recomendações de tomadas de decisão de planejamento urbano, sugeridas no texto.

Outra contribuição que pode ser citada deste artigo é o uso potencial de geotecnologias de baixo custo para o ensino e prática do planejamento urbano e regional. A combinação das imagens de satélite com a elaboração de vetores (pontos, linhas e polígonos) permite a geração fácil e rápida de mapas temáticos. A visualização do espaço urbano estudado, associada às marcações e mapeamentos realizados, facilita aos estudantes e profissionais uma melhor compreensão da realidade e, a partir disto, gerar tomadas de decisão. Assim, é preciso explorar outros usos potenciais do Google Earth para o planejamento e gestão urbana, bem como no ensino em arquitetura, urbanismo, geografia e áreas afins.

O trabalho pode ser acessado e baixado pelo link a seguir:

http://anpur.org.br/xviiienanpur/anaisadmin/capapdf.php?reqid=550

Para um aprofundamento sobre o Google Earth, recomendamos a leitura de posts anteriores:

 

Para quais aplicações você utiliza o Google Earth? Conte pra gente nos comentários!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s