A Confederação Nacional dos Transportes (CNT) lançou, neste mês de junho, a segunda edição do Atlas CNT do Transporte. A publicação visa mostrar a distribuição da rede de transporte brasileira, através de informações de infraestrutura e operação. São contemplados, nestes dados, os sistemas rodoviário, ferroviário, aquaviário, aeroviário e integração multimodal.
O Atlas CNT do Transporte também contém informações históricas sobre a evolução malhas dos modos de transporte apresentados, além de dados estatísticos e potencial de ampliação destes com através de investimentos. Assim, a CNT espera “levar aos transportadores e à sociedade a compreensão acerca da importância de uma visão sistêmica sobre o setor de transporte para o crescimento do país”.
Os dados da publicação vêm de produtos desenvolvidos pela própria CNT, (Anuário CNT do Transporte, Pesquisa CNT de Rodovias, Plano CNT de Transporte e Logística 2018, entre outros). A elaboração dos mapas temáticos foi feita com auxílio do software SIG (Sistema de Informação Geográfica) livre QGIS 2.18. Os produtos cartográficos utilizaram, em sua maioria, o formato de folha A2 ou A3, o que confere uma melhor resolução quando necessária a ampliação da vizualização dos mapas.
A segunda edição do Atlas CNT do Transporte, pode ser consultada e baixada no link abaixo: