Representando itinerários de transporte coletivo com QGIS

Nesta postagem sugiro um estilo de representação de itinerário de transporte público, utilizando o QGIS 3.4 Madeira.

A representação de um dado geográfico deve considerar não só as convenções importantes como também a experiência do leitor, que nem sempre faz parte do público especializado. Com a popularização da geoinformação através de ferramentas como Google Maps, Waze e OpenStreetMap, os consumidores de dados geográficos têm cada vez mais sido o público não especializado e, por isso mesmo, essas ferramentas têm focado em representações mais cognoscíveis para esse público. Nesse sentido, a representação adotada nessa postagem segue este objetivo: representar o itinerário para uma fácil interpretação do usuário, uma boa opção para usar em mapas para web, em infográficos, ou mesmo em trabalhos acadêmicos.

Acesse a área de simbologia de camada.

Em Símbolo, vamos clicar em Linha simples e aumentar a espessura e definir uma cor azul. Coloquei 3 mm e a cor #0073ff.

a-rede-urbana-qgis-4

Depois, clique em Adicionar camada de símbolos. Em Tipo da camada símbolo, certifique-se de que está marcada a opção linha simples. Ela ficará por cima da nossa linha azul maior e terá uma cor branca, espessura de 0,2 mm e estilo do traço como linha pontilhada.

a-rede-urbana-qgis-1

Agora vamos construir nossa seta. Para isso, vamos adicionar mais uma camada de símbolo, mas, dessa vez, o tipo da camada será marcador de linha. Comece aumentando o intervalo do marcador – optei por 22 mm. Apesar de o QGIS ter um marcador de seta, vamos adicionar isoladamente um marcador para a ponta e outro para o corpo da seta, assim podemos chegar à seta que queremos. Além, claro, de estimularmos a criatividade na construção de símbolos.

No primeiro marcador, escolhemos uma linha vertical, definimos a rotação para 90 graus, cor branca e estilo do traço como linha sólida, tamanho 2,4 mm e largura 0,6 mm.

a-rede-urbana-qgis-2

Adicionamos, então, o segundo marcador. Nele, escolhemos o símbolo chamado filled_allowhead, tamanho 2 mm, linha sólida, traço fino, também branco. Voltando ao nosso segundo marcador, defina o deslocamento x para 2,4 mm.

a-rede-urbana-qgis-3

Pronto, temos nossa representação.

Adicionalmente, podemos definir um intervalo de escala onde nossa representação estará visível, afinal, você já deve ter percebido que ela não cai bem em escalas pequenas. Além disso, se o itinerário tiver sobreposições com diferentes sentidos, você vai gostar de saber que ir em renderização de camadas e alterar a feição para Clarear pode resolver muitos de seus problemas de representação.

É isso. Espero que tenha dado certo por aí.

Anúncios

2 respostas para “Representando itinerários de transporte coletivo com QGIS”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s