Sintaxe Espacial: Dicas de Representação Gráfica no QGIS

Este post traz seis dicas de como melhorar a representação gráfica de mapa sintáticos no QGIS. Entende-se que o leitor já tenha alguma familiaridade com a Sintaxe Espacial, DepthmapX e QGIS. Em caso de dúvidas, consulte nossos posts anteriores sobre o tema.

1- Melhore a Representação da Medida Escolha (Choice)

A medida Escolha (Choice), em sua condição natural, apresenta uma representação pouco legível, em função dos valores calculados e suas formas de organização em classes. Poucas linhas apresentam cores mais quentes, que representam um potencial maior de atravessamento, e uma grande quantidade de linhas azuis, dando a falsa interpretação de que todas possuem um baixo potencial de atravessamento.

Neste caso, algumas opções podem ser utilizadas:

a) Modificar o método de distribuição das classes para Quantis. Desta forma, os valores são redistribuídos e apresentam uma melhor espacialização. Os eixos com maior linearidade e continuidade terão cores mais quentes, se aproximando (provavelmente) dos padrões reais de fluxos e deslocamentos humanos;

b) Normalizar a medida choice (NACH): nest post falamos sobre a normalização da medida Escolha, intitulada NACH. Além de a distribuição das cores é melhorada, cujo resultado é bastante similar ao mostrado acima, o NACH traz o benefício de facilitar a comparação com cidades de tamanhos distintos, por padronizar os valores obtidos.

c) Adotar os limites de valores propostos por Hillier et al. (2012). Os autores propuseram, além da normalização de medidas, delimitação para as classes de valores na medida Escolha Normalizada (NACH). Os valores da classe menor (azul mais escuro) vão de 0.0 a 0.8, e o valores da classe maior (vermelho) serão de 1.4 – valor máximo encontrado. Assim, os corredores com maior potencial de atravessamento se destacam mais em relação às demais linhas.

choice_b

 

2- Melhore a Representação da Medida Integração

O QGIS permite que os valores das classes sejam distribuídos de formas diferentes. Porém, para usuários pouco familiarizados com isso, é comum adotar a divisão por intervalos iguais como a forma de divisão padrão. O problema é que, dependendo da variação dos valores encontrados, a divisão pode apresentar problemas, como o predomínio excessivo de um grupo de cores em relação à outras.

No caso de mapas sintáticos, especificamente da medida Integração, a divisão por intervalos iguais costuma prejudicar a representação do núcleo integrador (o conjunto de linhas ou segmentos mais integrados do sistema). De acordo com Barros (2009), a divisão por quebras naturais é uma das melhores soluções, por redistribuir os valores nas classes, de forma que a representação dos valores e cores é melhor, destacando mais o núcleo integrador e as propriedades configuracionais do espaço.

integração

 

3- Explores rampas de cores diferentes

As cores empregadas no mapa posse ressalvar ou não os dados exibidos. Por padrão, emprega-se rampas de cores próximas às empregadas no software DepthmapX ou no plugin Space Syntax Toolkit, que são representações clássicas na Sintaxe Espacial. No post anterior mostramos um tutorial de como utilizar estas rampas de cores, mas é possível utilizar outras rampas a seu gosto. O importante é que os dados sejam representados de forma clara, objetiva e compreensível.

rampas

 

4- Utilize Imagens de Fundo (Background)

Em alguns casos, apenas exibir o o mapa sintático, sem referências geográficas, pode deixar a imagem confusa, principalmente em cidades litorâneas, cortadas por rios. Nesse caso, a utilização de planos de fundo (background) facilitaria a visualização e análise dos mapas, além de deixa-los mais bonitos. Plugins como o OpenLayers Plugin ou o QuickMapServices pode suprir essa necessidade, visto que ambos exibem imagens de várias bases, como o OpenStreetMap, que podem ser usadas como plano de fundo dos mapas. Recomendo o segundo plugin, pois está mais estável tanto na visualização como no compositor de mapas. A única desvantagem é que, para estes plugins funcionarem, requerem acesso à internet.

osm

 

5- Insira Dados de Cheios e Vazios (Figura Fundo)

Outra alternativa para colocar um fundo no mapa é a inserção de dados de cheios e vazios – as famosas figuras fundo. Os dados podem ser obtidos pelos órgãos municipais (shapes de quadras e lotes já servem) ou você pode baixar dados do OpenStreetMap pelo próprio plugin de download do QGIS. A vantagem é que, uma ve baixados e salvos em algum formato vetorial, estes dados podem ser utilizados offline, sem acesso à internet. Por outro lado, no caso do download do OSM, é preciso verificar a disponibilidade dos dados – por ser uma plataforma colaborativa, nem todas as cidades possuem dados suficientes e de boa qualidade.

figure_ground

 

6- Teste Cores de Fundo

A cor de fundo (background) pode ter um papel importante na qualidade da representação do mapa, tanto em termos de estética como de legibilidade. Os mapas sintáticos padrão utilizam um fundo preto, mas se estiver trabalhando com um mapa a ser impresso, é muito provável que o fundo deva ser branco, por questões de economia de tinta. Se isto não é um problema para você ou vai trabalha apenas com imagens digitais, busque explorar cores de fundo diferentes, que melhor se adequem à rampa de cores utilizada no mapa sintático.

4

Tem alguma dica de representação gráfica? Conte pra gente nos comentários!

 

Referências

BARROS FILHO, M.N.M. Escalas da Diversidade Intraurbana. Recife: Editora do Autor, 2009.

HILLIER, B.; YANG, T.; TURNER, A. Normalising Least Angle Choice in Depthmap – and How It Opens Up New Perspectives on the Global and Local Analysis of City Space. Journal of Space Syntax, v. 3, n. 2, p. 155-193, 2012.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s