Pular para o conteúdo

Artigo: A Importância do Sistema de Informações para o Gerenciamento de Indicadores de Qualidade do Transporte Público Urbano

Foi publicado, no mês de dezembro, o artigo intitulado “A Importância do Sistema de Informações para o Gerenciamento de Indicadores de Qualidade do Transporte Público Urbano”, na Revista dos Transportes Públicos, de autoria de Paulo Vítor Nascimento de Freitas, Sheila Freire, José Augusto Ribeiro da Silveira e Alexandre Augusto Bezerra da Cunha Castro (eu).

A pesquisa objetivou analisar como os sistemas de informações são importantes para a qualidade do transporte público urbano, apresentando indicadores de qualidade baseados nestes sistemas. Como metodologia, foram seguidas as seguintes etapas:

  • Pesquisa bibliográfica sobre o tema discutido;
  • Construção de uma base teórica e  compreensão sobre a temática abordada;
  • Pesquisa de indicadores de qualidade do transporte público (relacionados à parte técnico-operacional e à percepção dos usuários);
  • Análise do material compilado e concepção de um modelo de sistema de informações voltado à extração de relatórios e indicadores.

Os resultados indicam que, de fato, os sistemas de informação podem contribuir diretamente para a melhoria da qualidade do serviço do transporte público. Observou-se também, ao longo da pesquisa, que esses tipos de indicadores necessitam de um sistema
de informações confiável,  servindo de apoio para o cálculo regular dos índices, além de respeitar uma periodicidade que venha a permitir estudos históricos comparativos.

Os autores ainda afirmam que:

O sistema de informações, em conjunto com os indicadores de qualidade, é, portanto, ferramenta indispensável para os processos de gestão da qualidade, na medida em que dá suporte aos gestores durante as tomadas de decisão e ajuda no processo de melhoria continuada do serviço. Verificou-se, com base nos achados, que o planejamento dos transportes pode ser beneficiado durante todas as etapas, desde a coleta inicial de dados, passando pela manipulação, análise, processamento e distribuição, contribuindo, assim, para a construção de um processo de gestão mais eficiente e contínuo.

Freitas et al. (2019, p. 60)

O artigo foi publicado na edição nº 153 da Revista dos Transportes Públicos, que pode ser baixada gratuitamente no link abaixo:

http://www.antp.org.br/biblioteca-vitrine/revista-dos-transportes-publicos.html

 

Veja outros artigos publicados pelos autores na nossa seção de Publicações Acadêmicas.

Referência:

FREITAS, P. V. N.; FREIRE, S.; SILVEIRA, J. A. R.; CASTRO, A. A. B. C. A Importância do Sistema de Informações para o Gerenciamento de Indicadores de Qualidade do Transporte Público Urbano. Revista dos Transportes Públicos, v. 42, n. 3, p. 49-62, 2019.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: