Pular para o conteúdo

QGIS 3.4: Modelos 3D com o Plugin Qgis2threejs

Modelos 3D são ferramentas importantes quem complementam informações visualizadas em 2D, como mapas e imagens de satélite, e podem ser úteis para técnicos e gestores púbicos na tomada de decisão do planejamento das cidades e regiões. Este post traz um tutorial de como gerar modelos 3D no QGIS 3.4 a partir do plugin Qgis2threejs.

SOBRE O PLUGIN

O plugin Qgis2threejs, desenolvido por Minoru Akagi, permite a visualização de dados DEM (modelos digitais de elevação) e dados vetoriais em 3D. Ele recebeu atualizações e sua versão 2.4.2 se tornou mais amigável para o QGIS 3.4, facilitando seu manuseio e exportação de imagem.

TUTORIAL

Para criar um modelo 3D de um terreno, você precisa importar no QGIS uma camada matricial MDE (Modelo Digital de Elevação). São imagens de satélite que, nos pixels, apresentam dados de altimetria. Para o Brasil, é possível obter imagens do projeto TOPODATA, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). No exemplo da imagem abaixo, foi inserido um mosaico com 4 imagens do TOPODATA.

3d_terreno_01

Estas imagens, no entanto, precisam ser reprojetadas, para que o plugin execute o modelo 3D adequadamente. Para isso, clique em “Raster”, vá na aba “Projeções” e depois clique em “Reprojetar coordenadas”.

3d_terreno_02

Na tela que abrir, insira as seguintes configurações:

  • Em “Camada de entrada”, selecione a imagem que quer reprojetar;
  • Em “SRC original”, para o caso de utilizar imagem TOPODATA, insira o SRC WGS84;
  • Em “SRC Destino”, selecione o SRC do local de estudo;
  • Em “Valor ‘sem dados’ para as bandas de saída do alvo”, digite 0;
  • Em “Reprojetado(a)”, clique em “…” para escolher onde salvar a imagem. Caso queira que o arquivo seja temporário, deixe a opção em branco.

Clique em “Executar” e, ao terminar o processo, feche a tela. deixe apenas a camada reprojetada selecionada e depois clique Crtl+Shift+F para que a camada reprojetada fique centralizada na tela.

3d_terreno_03

Agora, crie uma composição colorida com a imagem. Clique com o botão direito sobre a camada e, depois, clique em “Propriedades”.

3d_terreno_04

Em “Tipo de renderização”, escolha a opção “Banda simples falsa-cor”. Configure o gradiente de cores, o modo de divisão das classes e o número de classes. Clique em “Apply/Aplicar” e “OK”.

3d_terreno_05

Agora que sua camada de altimetria está configurada. Você pode, opcionalmente, adicionar outras camadas para terminar a composição. No exemplo, foi adicionada uma camada de massas d’água, obtida no site Forest-GIS, para melhorar a composição do oceano.

3d_terreno_06

Quando estiver com as camadas prontas, instale o plugin. Clique em “Complementos” e depois em “Gerenciar e Instalar Complementos”.

3d_terreno_07

Na tela que abriu, pesquise por “Qgis2threejs” e clique em “Instalar complemento”. Ao terminar a instalação, feche a tela.

3d_terreno_08

Enquadre as camadas na tela principal, pois ela é a referência para a criação do modelo 3D. Preencha o máximo possível a extensão da tela como recorte que deseja modelar. No exemplo, foi enquadrado o mosaico em sua maior parte. Agora, vamos utilizar o plugin. Clique em “Web”, vá na aba “Qgis2threejs” e depois clique em “Qgis2threejs Exporter”

3d_terreno_09

Esta é a tela principal do plugin. Deixe marcada a opção “Preview”, no canto inferior direito da tela, para que possa visualizar o modelo 3D antes de exporta-lo em imagem.

3d_terreno_10

Perceba que no canto esquerdo há uma tela com opções de camadas. O plugin permite trabalhar tanto com imagens como com vetores. Em “DEM”, deve aparecer as camadas matriciais carregadas no QGIS. Clique na camada reprojetada. Caso tenha alguma camada vetorial, é só clicar nela também, como na imagem abaixo. Automaticamente, um modelo é gerado.

3d_terreno_11

Agora vamos configurar o modelo, para que sua representação 3D seja melhorada. Clique em “Scene” e depois em “Scene Settings”.

3d_terreno_12

Na tela abrir, configure as seguintes opções:

  • Em “Vertical exaggeration”, configure o exagero vertical, ou seja, a escala da altura. O padrão é 1, mas dependendo do relevo analisado a representação pode parecer muito plana. Teste valores diferentes de exagero, pois a qualidade do resultado pode variar  de acordo com o tamanho do recorte. No exemplo, foi utilizado o exagero 15;
  • Em “Basic Type”, você configura o tipo de material (qualidade de textura) do modelo. O “Lambert Material” é utilizado por padrão, e o “Toon Material” deixa as cores mais claras. Selecione conforme seu gosto;
  • Em “Background”, é possível escolher o tipo de cor de fundo da tela: “Sky” (céu) ou “solid color” (cor sólida). Escolha a seu gosto;
  • Em “Display of Coordinates” configura que tipo de coordenadas aparece ao clicar em algum ponto do modelo 3D. Por padrão, é selecionada a opção “Coordinates in the project CRS” (utiliza o SRC do projeto).

Ao terminar de configurar, clique em “Apply” e depois em “OK”.

3d_terreno_13

Agora, seu modelo 3D está mais visível. Caso o resultado não tenha agradado, teste outros valores nas configurações acima para melhorar a representação.

3d_terreno_14

Quanto estiver concluído a configuração da representação 3D, adicione itens à tela. O primeiro é o norte geográfico. Clique em “Scene”, vá na aba “Decorations” e depois clique em “North Arrow”.

3d_terreno_15

Clique em “Enable North Arrow” e, em “Color”, selecione a cor que desejar para representar o norte. Ao terminar de configurar, clique em “Apply” e depois em “OK”.

3d_terreno_16

Você pode inserir notas de cabeçalho e rodapé com informações sobre o modelo. Clique em “Scene”, vá na aba “decorations” e clique em “Header/ Footer Labels”.

3d_terreno_17

Na tela que abrir, insira as informações desejadas. A caixa superior é o texto do cabeçalho e a caixa inferior é do texto de rodapé. Cada um deve contexto somente uma linha escrita. Ao terminar de configurar, clique em “Apply” e depois em “OK”.

3d_terreno_18

Agora que seu modelo 3D apresenta uma boa representação e todas as informações necessárias, vamos configurar sua posição na tela antes de exporta-lo como imagem:

  • Com o botão esquerdo do mouse, rotacione o modelo em seu próprio eixo;
  • Com o botão direito do mouse, mova o modelo para frente/ trás e direita/esquerda da tela;
  • Com o botão do meio do mouse (ou com o botão de rolagem), aumente ou diminua o zoom do modelo na tela.

Posicione da maneira que você quer que o modelo apareça na imagem exportada.

3d_terreno_19

Ao terminar de posicionar o modelo da tela, vamos exporta-lo como imagem. Clique em “File”, vá na aba “Save Scene As” e clique em “Image (.png)”.

3d_terreno_20

Na tela que aparece, configure a resolução da imagem. Você pode utilizar a resolução padrão exibida. Clique em “save”, onde vai abrir uma tela de “salvar como”, em que você deve indicar o nome do arquivo da imagem e o local a ser salvo.

3d_terreno_21

Depois de feito o processo a imagem está salva no seu computador. Parabéns! Você acaba de criar um modelo 3D no QGIs e exportar a imagem dele!

3d

Você pode testar sobrepor outros tipos de camadas à imagem com informações de altimetria. Por exemplo, você pode adicionar uma imagem do Google Earth a partir do plugin QucikMapServices. Ao inserir a camada e voltar para a tela principal do Qgis2threejs, o modelo 3D será atualizado automaticamente, e você poderá salva-lo novamente como imagem.

3d_terreno_22

É isso aí, pessoal! Até a próxima!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: