Pular para o conteúdo

Importando Dados de Infraestrutura Cicloviária do CicloMapa para o QGIS

Este post traz um breve tutorial de como importar dados de infraestrutura cicloviária do Ciclomapa para o QGIS.

SOBRE O CICLOMAPA

O CicloMapa é uma  é um projeto de código aberto (Open Source), e pode ser encontrado no GitHub) que permite a visualização e obtenção de dados sobre a  infraestrutura cicloviárias das cidades brasileiras. O CicloMapa utiliza o banco de dados do OpenStreetMap, plataforma colaborativa de dados abertos georreferenciados.

 

TUTORIAL

Acesse o site do ciclomapa: https://ciclomapa.org.br/. Por padrão, a tela principal é fixada em alguma cidade (no caso desse tutorial, a cidade inicial foi Fortaleza, Ceará). Observe que o canto inferior esquerdo da tela possui uma legenda com os dados cicloviários existentes.

tutorial_01

 

Para mudar a posição da tela para a cidade de seu interesse, clique no nome da cidade atual e digite o nome da cidade de interesse.

tutorial_02

 

Clique e segure o botão esquerdo do mouse para arrastar o mapa na tela e utilize as ferramentas de zoom no canto inferior direito para enquadrar a área de interesse da cidade na tela.

tutorial_03

Após ajustar a tela, clique no botão “Dados” para baixar os dados de infraestrutura cicloviária desta cidade em formato .json (JavaScript Object Notation). Uma tela de “salvar como” vai abrir, e indique o nome do arquivo e o local onde será salvo. Por padrão, é atribuído o nome “ciclomapa-[nome da cidade], [nome do Estado], Brazil.json”, mas você pode mudar caso desejar.

tutorial_04

No QGIS (aqui utilizamos a versão 3.4), configure o sistema de Referência de Coordenadas (caso não saiba configurar, veja este tutorial) do programa e do projeto para a cidade estudada. Depois, clique em “Gerenciador de fontes de dados livres”. Na nova tela que aparece, clique na aba “Vetor” e depois clique nos três pontos (“…”) para procurar o arquivo json salvo no seu computador. Por fim, clique em “Adicionar” para importar o arquivo no QGIS.

tutorial_05

O arquivo json vem, além dos dados de infraestrutura cicloviária, com os demais dados visualizados no CicloMapa. Para isolar e salvar apenas os dados de infraestrutura cicloviária, clique na tabela de atributos. Na nova tela que abrir, clique em “type” para organizar os dados, em ordem alfabética, pelo tipo de infraestrutura. Clique na primeira feição que aparece com alguma estrutura cicloviária e, segurando a tecla shift, clique na última feição com alguma infraestrutura cicloviária.

tutorial_06

Com as feições de interesse selecionadas, clique com o botão direito do mouse sobre a camada, vá na opção “Exportar” e depois clique em “Salvar feições Como…”

tutorial_07

Na nova tela que abrir, configure a exportação das feições para um novo arquivo shapefile:

  • Em “Formato”, escolha Shapefile;
  • Em “Nome do arquivo”, clique nos três pontos (“…”) e indique o nome e o local onde salvar o arquivo novo;
  • em “SRC”, utilize o mesmo Sistema de Referência de Coordenadas do projeto do QGIS;
  • Selecione as caixas “Salvar somente feições selecionadas” e “Adicionar arquivo salvo no mapa”.

As demais opções podem ser deixadas na configuração padrão. Clique em “OK”. tutorial_08

Um arquivo shapefile novo, contendo apenas as infraestruturas cicloviárias selecionadas, será salvo e automaticamente importado para o QGIS. Parabéns! Você importou dados do CicloMapa para o QGIS!

tutorial_09

Para melhorar a representação dos dados, você pode colocar alguma camada nova por baixo para ter a referência espacial dos dados. No exemplo abaixo, foi adicionada uma camada com uma imagem do OpenStreetMap, a partir do plugin QuickMapServices. Você pode agora realizar outras operações e análises, como calcular comprimento de linhas, inserir informações no banco de dados, entre outras possibilidades.

tutorial_10

 

E aí? Gostou do tutorial? Tem alguma sugestão de tutorial novo? Conta pra gente nos comentários!

Até a próxima!

Como citar:

CASTRO, A. A. B. C. Importando Dados de Infraestrutura Cicloviária do CicloMapa para o QGIS. Rede Urbana, 2020. Disponível em: https://aredeurbana.com/2020/02/17/importando-dados-de-infraestrutura-cicloviaria-do-ciclomapa-para-o-qgis.

Fonte dos ícones de mouse utilizados no tutorial:

Icons made by <a href=”https://www.flaticon.com/authors/freepik&#8221; title=”Freepik”>Freepik</a> from <a href=”https://www.flaticon.com/&#8221; title=”Flaticon”> http://www.flaticon.com</a&gt;

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: