Pular para o conteúdo

Base de faces de logradouros do IBGE: como fazer o download

Você conhece a base de faces de logradouros do IBGE? É uma série de arquivos vetoriais digitais construídos em escala cadastral que mostram as extensões dos logradouros de todos os municípios brasileiros por face – isto é, para cada segmento de logradouro, normalmente há duas feições, uma para cada lado da via, conforme mostra a figura abaixo.

face-ibge1

Atualizada durante o Censo de 2010 e disponibilizada em 2016, ainda há muitos profissionais da área que não conhecem a base, que, embora atenda a todos os municípios brasileiros, é especialmente útil para uma grande quantidade de municípios no Brasil cujas prefeituras não contam com bases cartográficas digitais.

Os dados, no entanto, apresentam algumas limitações técnicas que o IBGE descreve em nota metodológica que acompanha a base.

Para fazer o download, você deve acessar o link

ftp://geoftp.ibge.gov.br/recortes_para_fins_estatisticos/malha_de_setores_censitarios/censo_2010/base_de_faces_de_logradouros

face-ibge2

Na pasta 1_Leia_me, há dois arquivos: um PDF contendo uma nota metodológica com observações importantes sobre a base, como as técnicas utilizadas na sua construção, as referências geodésicas e cartográficas e a estrutura dos arquivos, com a descrição de cada campo que você encontrará na tabela de atributos; e uma planilha em que você descobre o nome do arquivo que contém a sua área de interesse. Abra a planilha, procure pela sua área de interesse e copie o nome do arquivo.

face-ibge3

Voltando para o diretório acima, clicamos na sigla da UF que contém a área de interesse e buscamos pelo nome do arquivo que copiamos da planilha.

face-ibge4

Faça o download e descompacte o arquivo. Note que, além dos arquivos referentes às faces de logradouros, são disponibilizados também os setores e os subdistritos. A imagem abaixo se refere à base de face de logradouros do IBGE da cidade de João Pessoa, Paraíba.

face-ibge5

É isso. Faça bom uso.

Nós da Rede Urbana aproveitamos o ensejo para parabenizar os profissionais do IBGE, instituto que tanto contribui para a pesquisa no Brasil, pela construção e disponibilização da base.

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: