Apesar de o QGIS já ter uma ferramenta para a verificação e correção de topologia, às vezes estas funcionalidades, por algum motivo, podem não funcionar corretamente, e o usuário precisa de outras alternativas para mitigar o problema. O DSG Tools pode ser uma solução, pois apesar de não ter sido feito para tal função, permite que seja feita também a correção das feições que apresentem algum erro topológico. Este post traz um tutorial de como realizar correções de topologia no QGIS com o plugin DSG Tools.
O DSG Tools é um plugin para o QGIS, desenvolvido pela Diretoria de Serviço Geográfico do Exército Brasileiro. Até o lançamento do post, estava na versão 4.0 e possui as seguintes funcionalidades, que envolver manipulação de bancos de dados geoespaciais. Dentre todas estas funções, o post vai se debruçar sobre a possibilidade de correção de topologia. O plugin permite a correção dos seguintes erros:
- Feições Duplicadas: quando há sobreposição de feições (objetos);
- Geometrias Duplicadas: quando há sobreposição de vértices de uma determinada geometria;
- Remover Linhas Pequenas: remove linhas muito pequenas, de acordo com o grau de tolerância de comprimento de linha indicado pelo usuário;
- Remover Polígonos Pequenos: remove polígonos muito pequenos, de acordo com o grau de tolerância de área do polígono indicado pelo usuário.
TUTORIAL
Neste tutorial, estarei utilizando a versão 3.4 do QGIS, tendo importado um arquivo shapefile de lotes do bairro Manaíra, da cidade de João Pessoa, Paraíba, Brasil, em formato polígono. Serão apresentados 5 passos para realizar a verificação e correção dos problemas topológicos da camada.
1º passo: instalar o DSG Tools. Para instalar o DSG Tools, clique em “Complementos” e depois em “Gerenciar e Instalar Complementos”.
Na barra de pesquisa, digite “DSG Tools” (cuidado na pesquisa para não confundir com o DSGTools OP, outro complemento do Exército Brasileiro). Ao encontrar, clique em “Instalar complemento”. Quando concluir a instalação, feche a tela.
2º passo: verificar se o provedor do DSG Tools está ativo. Após a instalação acesse a “Caixa de ferramentas de processamento digital”, clicando com o botão direito na barra de ferramentas ou apertando Ctrl + Alt + T.
Uma aba com várias ferramentas irá aparecer. Caso não encontre o DSG Tools, clique em “Opções” (no ícone em forma de ferramenta). Na nova tela, acesse a aba “Provedores”/ DSGTools e verifique se a opção “Activate” está marcada. Se não estiver, marque-a e depois clique em “OK”.
3º passo: realizar a verificação de topologia. Agora, de volta à Caixa de ferramentas de processamento digital, vá em “DSGTools”, depois em “Quality Assurance Tools (Topological Process)” e clique em “Limpeza Topológica de Polígonos” (Caso esteja trabalhando com um arquivo vetorial em forma de linha, clique na opção “Limpeza Topológica de Linhas”).
Na nova tela que abrir, clique nos três pontos na opção “Camadas do tipo polígono” e escolha a camada que deseja fazer a verificação de topologia. As demais opções podem ser deixadas com os valores já exibidos. Por padrão, o DSGTools cria uma camada temporária, mas caso queira salva-la no seu computador, clique nos três pontos da opção “Limpeza Topológica de Polígonos Flags” e indique o nome e diretório onde deseja salvar o shapefile. Ao terminar o processo, feche a tela. Clique em executar e espere o processamento ser efetuado. Quando concluir o processo, feche a tela.
4º passo: verifique os erros encontrados. Note que o plugin criou uma camada shapefile nova, e na tabela de atributos dela você pode verificar os erros encontrados. Clique no ícone “Abrir tabela de atributos” ou aperte F6.
Na tabela de atributos, são identificadas as feições com erros e o tipo de erro. Neste shapefile, foram identificados 4 erros, todos relativos à sobreposição de feições, ou seja, feições duplicadas.
5º passo: execute a correção do erro encontrado. Agora que já foi identificado o problema topológico no arquivo shapefile, é hora de efetuar a correção. De volta à Caixa de ferramentas de processamento digital, clique em “DSGTools”, e depois em “Quality Assurance Tools (Correction Process)” e em “Remover feições duplicadas”.
Na nova tela, em “Camada de entrada”, escolha a camada shapefile que apresenta os erros (não é a camada que identifica os erros, gerada anteriormente pelo plugin). As demais opções podem ser deixadas como estão. Clique em executar e espere o processo concluir. Após a conclusão, feche a tela.
Pronto! Seu arquivo shapefile já foi corrigido! Você pode deletar a camada temporária com a identificação dos erros (ou salvar, caso a informação seja importe e precise ser compartilhada com alguém).
Os procedimentos acima foram realizados em diversos arquivos shapefiles de quadras e lotes de cidades diferentes, os quais foram devidamente corrigidos, melhorando o manuseio destas camadas. Para mais tutoriais sobre o DSG Tools, acesse o link abaixo:
http://www.geoportal.eb.mil.br/portal/qgis-menu/dsgtools/dsgtools-tutoriais
Tenho um shape com uma única feição. Quando a ferramenta cria o arquivo temporário e abro a tabela de atributos ele informa que que existem 0 feições, ou seja, sem feição. Isso quer dizer que o shape não tem nenhum erro topológico ou é algum erro do processamento da ferramenta????
CurtirCurtir
Olá, Renato. Eu acredito que possa ter sido um erro durante o processamento, pois ele não altera a quantidade de feições nem o banco de dados. Tente novamente e, caso o erro persista, entre em contato de novo com a gente, pra tentarmos ver o que pode estar dando errado. Abraços.
CurtirCurtir