Pular para o conteúdo

QGIS: Correção de Topologia com o DSG Tools

Apesar de o QGIS já ter uma ferramenta para a verificação e correção de topologia, às vezes estas funcionalidades, por algum motivo, podem não funcionar corretamente, e o usuário precisa de outras alternativas para mitigar o problema. O DSG Tools pode ser uma solução, pois apesar de não ter sido feito para tal função, permite que seja feita também a correção das feições que apresentem algum erro topológico. Este post traz um tutorial de como realizar correções de topologia no QGIS com o plugin DSG Tools.

O DSG Tools é um plugin para o QGIS, desenvolvido pela Diretoria de Serviço Geográfico do Exército Brasileiro. Até o lançamento do post, estava na versão 4.0 e possui as seguintes funcionalidades, que envolver manipulação de bancos de dados geoespaciais. Dentre todas estas funções, o post vai se debruçar sobre a possibilidade de correção de topologia.  O plugin permite a correção dos seguintes erros:

  • Feições Duplicadas: quando há sobreposição de feições (objetos);
  • Geometrias Duplicadas: quando há sobreposição de vértices de uma determinada geometria;
  • Remover Linhas Pequenas: remove linhas muito pequenas, de acordo com o grau de tolerância de comprimento de linha indicado pelo usuário;
  • Remover Polígonos Pequenos: remove polígonos muito pequenos, de acordo com o grau de tolerância de área do polígono indicado pelo usuário.

 

TUTORIAL

Neste tutorial, estarei utilizando a versão 3.4 do QGIS, tendo importado um arquivo shapefile de lotes do bairro Manaíra, da cidade de João Pessoa, Paraíba, Brasil, em formato polígono. Serão apresentados 5 passos para realizar a verificação e correção dos problemas topológicos da camada.

tutorial_dsg_00

1º passo: instalar o DSG Tools. Para instalar o DSG Tools, clique em “Complementos” e depois em “Gerenciar e Instalar Complementos”.

tutorial_dsg_01

Na barra de pesquisa, digite “DSG Tools” (cuidado na pesquisa para não confundir com o DSGTools OP, outro complemento do Exército Brasileiro). Ao encontrar, clique em “Instalar complemento”. Quando concluir a instalação, feche a tela.

tutorial_dsg_02

2º passo: verificar se o provedor do DSG Tools está ativo. Após a instalação acesse a “Caixa de ferramentas de processamento digital”, clicando com o botão direito na barra de ferramentas ou apertando Ctrl + Alt + T.

tutorial_dsg_03

Uma aba com várias ferramentas irá aparecer. Caso não encontre o DSG Tools, clique em  “Opções” (no ícone em forma de ferramenta). Na nova tela, acesse a aba “Provedores”/ DSGTools e verifique se a opção “Activate” está marcada. Se não estiver, marque-a e depois clique em “OK”.

tutorial_dsg_03b

3º passo: realizar a verificação de topologia. Agora, de volta à Caixa de ferramentas de processamento digital, vá em “DSGTools”, depois em “Quality Assurance Tools (Topological Process)” e clique em “Limpeza Topológica de Polígonos” (Caso esteja trabalhando com um arquivo vetorial em forma de linha, clique na opção “Limpeza Topológica de Linhas”).

tutorial_dsg_04

Na nova tela que abrir, clique nos três pontos na opção “Camadas do tipo polígono” e escolha a camada que deseja fazer a verificação de topologia. As demais opções podem ser deixadas com os valores já exibidos. Por padrão, o DSGTools cria uma camada temporária, mas caso queira salva-la no seu computador, clique nos três pontos da opção “Limpeza Topológica de Polígonos Flags” e indique o nome e diretório onde deseja salvar o shapefile. Ao terminar o processo, feche a tela. Clique em executar e espere o processamento ser efetuado. Quando concluir o processo, feche a tela.

tutorial_dsg_05

4º passo: verifique os erros encontrados. Note que o plugin criou uma camada shapefile nova, e na tabela de atributos dela você pode verificar os erros encontrados. Clique no ícone “Abrir tabela de atributos” ou aperte F6.

tutorial_dsg_06

Na tabela de atributos, são identificadas as feições com erros e o tipo de erro. Neste shapefile, foram identificados 4 erros, todos relativos à sobreposição de feições, ou seja, feições duplicadas.

tutorial_dsg_07

5º passo: execute a correção do erro encontrado. Agora que já foi identificado o problema topológico no arquivo shapefile, é hora de efetuar a correção. De volta à Caixa de ferramentas de processamento digital, clique em “DSGTools”, e depois em “Quality Assurance Tools (Correction Process)” e em “Remover feições duplicadas”.

tutorial_dsg_08

Na nova tela, em “Camada de entrada”, escolha a camada shapefile que apresenta os erros (não é a camada que identifica os erros, gerada anteriormente pelo plugin). As demais opções podem ser deixadas como estão. Clique em executar e espere o processo concluir. Após a conclusão, feche a tela.

tutorial_dsg_09

Pronto! Seu arquivo shapefile já foi corrigido! Você pode deletar a camada temporária com a identificação dos erros (ou salvar, caso a informação seja importe e precise ser compartilhada com alguém).

tutorial_dsg_10

Os procedimentos acima foram realizados em diversos arquivos shapefiles de quadras e lotes de cidades diferentes, os quais foram devidamente corrigidos, melhorando o manuseio destas camadas. Para mais tutoriais sobre o DSG Tools, acesse o link abaixo:

http://www.geoportal.eb.mil.br/portal/qgis-menu/dsgtools/dsgtools-tutoriais

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: