Pular para o conteúdo

12 Dicas para Apresentações Online

Neste contexto de quarentena, diversas atividades estão sendo realidades de maneira remota. Assim, muitas apresentações de trabalhos profissionais e acadêmicos estão empregando salas virtuais e o compartilhamento de tela, para exibir as apresentações de seus computadores para todos os demais participantes. Este post traz 12 dicas para apresentações online.

*Este post teve a contribuição de Thereza Rachel Rodrigues Monteiro (Madre Tereza Colégio e Curso – João Pessoa/PB), Mariana Andrade Bezerra (UNIFIP Centro Universitário – Patos/PB) e Patrícia Costa e Silva Cruz (UNIFIP Centro Universitário – Patos/PB)

 

No post anterior, apresentamos dicas para apresentações de trabalhos acadêmicos. Muitas delas podem ser diretamente aplicadas no contexto de apresentações remotas. Abaixo, apresentamos alguns tópicos que podem te ajudar antes, durante e depois da apresentação:

1- Tenha a Mesma Postura e Pontualidade que Atividades Presenciais

Um erro fácil de se cometer durante apresentações remotas (ou até antes dela) é a mudança de postura diante das atividades remotas, uma vez que se está em casa. A sensação de aconchego ou o ambiente mais caseiro passam a impressão de se estar em período de descanso, o que pode te fazer relaxar em relação às suas obrigações. Faça todas as suas atividades diárias como se estivesse presencialmente na faculdade ou no trabalho, com a mesma dedicação, pontualidade e esforço. Uma dica é manter os mesmos ritos dos estudos ou trabalho presencial: acordar no mesmo horário, manter os mesmos horários das atividades manter o foco na tarefas enquanto as realiza.

 

2- Vista-se Adequadamente

Estar em casa nos faz querer nos vestir de forma mais caseira, informal. Ao participar de apresentações online, evite estar sem camisa ou usar roupas despojadas: vista-se como se fosse ir à faculdade ou ao trabalho – ou pelo menos utilize o mesmo tipo de camisa, uma vez que você será visto do tórax para cima na maior parte do tempo. O mesmo deve ser aplicado aos demais cuidados com a aparência (como cabelo, unhas, maquiagem etc.). Isto vai te fazer se sentir no trabalho ou nos seus estudos.

 

3- Procure um Local Iluminado e Silencioso na Sua Casa

Nosso ambiente em casa pode ser ou não propício para apresentações online. Então, independente do cômodo, procure estar num local iluminado e silencioso. A luz natural ou artificial devem ser boas o suficiente para ser vista com clareza, mas o excesso pode causar incômodos à visão. Verifique a posição da fonte de luz em relação a você, para evitar fazer sombra: se você ficar contra a luz, as pessoas não vão vê-lo com clareza. O mesmo se aplica à acústica: veja um local onde há menos interferência de barulhos, como pessoas conversando, vizinhos ou barulhos vindos da rua. Mesmo que haja alguma interferência, algumas dicas abaixo podem ajudar a superar este problema.

 

4- Treine e Adapte a Apresentação para Um Formato Online

Treinar a presentação é algo que já foi dito no post anterior, e é uma das dicas mais recorrentes sobre apresentações de trabalhos. No entanto, apresentar um trabalho numa plataforma online é diferente de uma apresentação presencial. Em geral, nas plataformas, ao fazer o compartilhamento da tela do seu computador, você não consegue ver os demais participante quando coloca a apresentação em tela cheia. Pode parecer até mais fácil a apresentação, mas lembre-se que os demais participantes conseguem ver você. Sempre olhe em direção à webcam ou de frente para a tela – qualquer distração com o celular ou olhares paralelos será percebida pelos demais. Além disso, evite gesticular demais –  o campo de visão na webcam é menor, e excesso de gestos podem atrapalhar ser visto, e isto pode incomodar quem assiste.

 

5- Escolha a Plataforma de Reunião Adequada para a Atividade

Atualmente, há diversas opções de plataformas para reuniões online, que podem ser utilizadas também para ministrar aulas e apresentação de trabalhos acadêmicos. Pode-se citar algumas: Google Meet, Google Hangouts, Jitsi, Skype, Zoom, entre outras. É recomendado pesquisar as funcionalidades de cada uma, bem como seus pontos positivos e negativos: quantidade de pessoas que podem participar, se é gratuita ou paga, se há limite de tempo para sessões gratuitas, se precisa instalar algum programa e as funcionalidades existentes. Entre em consenso com todos que vão participar da aula ou apresentação e verifique se todos podem utilizar a mesma plataforma.

 

6- Verifique seus Equipamentos e o Acesso à Internet

Antes de começar a apresentação, verifique se todos os seus equipamentos periféricos do computador estão funcionando, como mouse, teclado, saídas de áudio, fone de ouvido, microfone e webcam. Verifique também se a sua internet está estável, e caso tenha algum problema com ela, relate os demais participantes, para que fiquem cientes caso você saia repentinamente da sala online.

 

7- Teste a Plataforma Antes da Apresentação

Da mesma forma que os equipamentos, faça um teste na plataforma, principalmente se você nunca a utilizou antes. Peça a um amigo para entrar também, para testarem e se familiarizarem com as funcionalidades e verificar a qualidade de saída de vídeo, áudio e do compartilhamento da apresentação. Caso encontrem algum problema no uso, relatem aos demais participantes para eles verificarem se os problemas acontecem com eles também.

 

8- Tenha Bons Hábitos em Reuniões Online

Assim como uma apresentação presencial, as exposições de conteúdo pelas plataformas online exigem alguns cuidados em relação aos hábitos e educação durante a reunião:

Seja educado com todos: cumprimente-os na entrada e saída da plataforma online. Pense na plataforma como sua sala de aula, um auditório ou uma sala de reuniões. O fato de todos estarem fisicamente distantes não quer dizer que não devam se comunicar com o mínimo de educação e empatia com o próximo.

Mantenha seu microfone desligado enquanto alguém estiver apresentando ou falando, ou se você não estiver com a palavra – isto evita que possíveis barulhos da casa ou da rua atrapalhem as demais pessoas escutarem o que está sendo dito. Além disso, caso precise conversar com alguém fora da plataforma, ninguém vai escutar o que estiver falando, evitando tanto incomodar a apresentação com passar por alguma situação embaraçosa.

Utilize o chat somente quando o apresentador ou outros participantes puderem responder perguntas: em algumas plataformas, o envio de perguntas é notificado por sons e alertas. Estes alertas, em excesso, podem atrapalhar a concentração de quem está apresentando (inclusive você) e dos demais que estão prestando atenção na exposição.

 

9- Mantenha o Mínimo de Abas e Janelas da Tela Abertas

Durante uma reunião online, evite deixar várias abas do navegador de internet abertas, bem como janelas do computador, e esta dica vale tanto para quem está apresentando como para quem está assistindo: em ambos os casos, mostrar várias abas e janelas abertas enquanto a reunião acontece pode indicar que não está prestando atenção na exposição ou, durante a apresentação, mostrar conteúdos que não são relevantes para ao momento – a não ser que na apresentação você queira mostrar algum conteúdo da internet. Outro motivo para reduzir o número de abas e janelas abertas é para evitar perder tempo procurando a aba ou janela da apresentação, caso tenha que ficar alternando entre estas abas e janelas.

 

10- Cuidado com o que Mostra no Compartilhamento de Tela

Complementar à dica anterior, tome muito cuidado durante o compartilhamento de tela: durante este momento, tudo que está na tela do seu computador pode ser visto: abas de internet, janelas, aplicativos, etc. Não digite nem fale logins e senhas, pois às vezes as senhas não estão escondidas e você pode comprometer a segurança de suas contas, como um streamer de jogos, que mostrou a senha do seu email ao vivo para toda a audiência e teve sua conta invadida. Não é um exemplo acadêmico, mas mostra o risco que você corre quando seus dados são expostos para terceiros.

Além disso, evite mostrar arquivos e pastas pessoais, para evitar situações de constrangimento. O ideal é que todo o conteúdo da apresentação (slides, vídeos, arquivos de mídia, material de apoio etc.) seja colocado em uma pasta específica, e somente esta pasta esteja aberta quando você compartilhar sua tela. Isto também pode passar a sensação de foco no trabalho.

 

11- Não Feche a Apresentação Quando Terminá-la

Da mesma maneira que uma apresentação presencial, não feche a apresentação logo após terminar a exposição. Aguarde que as pessoas façam possíveis perguntas e dúvidas, que podem incluir algum slide em específico. Caso a apresentação não tenha este momento de feedback, você pode fechar a apresentação logo em seguida.

 

12- Considere a Possibilidade de Gravar a Sua Apresentação 

Existem situações excepcionais em que não temos condições de participar de uma apresentação online ao vivo, seja pela iluminação, barulho ou qualquer outro motivo que atrapalhe o momento. Nestas situações, como última alternativa, pode-se gravar a apresentação previamente e disponibiliza-la na hora da exposição. O Powerpoint já possui um recurso que permite grava a tela dos slides e o áudio, o que é uma grande ajuda para quem não está acostumado a usar programas dedicados a isso.

 

Tem mais alguma dica? Conta pra gente nos comentários! Até a próxima!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: