Human Terrain é uma plataforma online, desenvolvida por Matt Daniels, que permite a visualização da densidade populacional em 3D de diversas cidades do mundo. O projeto utiliza dados da Global Human Settlement Layer, a partir de imagens de satélite, dados censitários e outras fontes, sendo processados no Google Earth Engine para gerar a densidade populacional das cidades.
A interface do site é bastante simples e minimalista, o que facilita o seu uso, mesmo por pessoas pouco habituadas a utilizar plataformas de dados. Ao acessar o site (https://pudding.cool/2018/10/city_3d/), a tela inicial apenas mostra informações gerais do projeto. Para começar a navegar pelos dados em mapas 3D, basta clicar em “View Population” (Ver População).
A seguir, aparece a tela principal do site. A visualização dos dados é em forma de pixels, que possuem uma área entre 50 e 50.000 metros quadrados, a depender do local (algumas cidades possuem dados mais detalhadas que outras). Estes pixels são extrudados conforme a população residente naquele local. Os dados são colocados sobre mapas feitos pela Mapbox, empresa americana que fornece mapas online personalizados para sites e aplicativos, e pelo OpenStreetMap, plataforma de mapeamento colaborativo.
A localização inicial do mapa é baseada no local de acesso do usuário (provavelmente pelo endereço de IP do computador na internet). A navegação no mapa é simples:
- Clicar e arrastar com o botão esquerdo do mouse: você se movimenta ao longo do mapa.
- Clicar e arrastar para esquerda ou direita o botão direito do mouse: você pode rotacionar o mapa.
- Clicar e arrastar para cima e para baixo o botão direito do mouse: você muda a inclinação vertical do mapa.
- Rolar o botão de rolagem do mouse: ferramenta de zoom, que aproxima ou afasta a visualização do mapa.
O Human Terrain permite quatro opções interessantes de visualização dos dados:
- Population Present Day (População dos Dias Atuais): são exibidos os dados mais atuais de densidade populacional na plataforma. Até o lançamento desde post, os dados mais recentes são de 2015;
- Compare to 1990 (comparar com 1990): nesta opção, o usuário pode comparar os dados mais atuais com informações de população de 1990 (opção padrão) ou de 1975). A tela fica divida, exibindo os mapas das duas datas, o que facilita a comparação da densidade populacional nestes períodos;
- Show Change, 1990-2015 (Exibir Mudanças, 1990-2015): esta opção mostra, em forma de cores no mapa, os locais que tiveram aumento (em verde) ou redução (em vermelho) da densidade populacional entre os anos de 1990 e 2015. Apesar de não ser possível exibir as mudanças para outras datas, é uma opção interessante para a visualização em um único mapa da variação populacional ao longo do tempo;
- Fly to Us (Voe para Nós): esta função permite o usuário fazer um visita guiada a 8 localidades do mundo: Estados Unidos, China, Hong Kong, África, Lagos, Kinshasa e cidades americanas com declínio populacional.
O Human Terrain é uma ferramenta bastante interativa e intuitiva, que permite qualquer pessoa uma fácil visualização da população de várias cidades do mundo. A ferramenta pode ser usada tanto por leigos, que tenham curiosidade no assunto, como por estudantes para trabalhos escolares e acadêmico e até profissionais.