O Place Syntax Tool (PST) é um plugin, para realizar análises espaciais, que está disponível agora para o QGIS 3. Este post traz um breve tutorial de instalação do complemento.
*Agradecimentos a Flávia Lopes (doutoranda em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Paraíba), que me informou da novidade.
SOBRE O PLACE SYNTAX TOOL
O Place Syntax Tool é um plugin de código aberto, foi desenvolvido por uma parceria entre a Escola de Arquitetura do Instituto Real de Tecnologia (KTH), em Estocolmo, a Escola de Arquitetura de Chalmers (SMoG) e pela Spacescape AB. Participaram do desenvolvimento Alexander Ståhle, Lars Marcus, Daniel Koch, Martin Fitger, Ann Legeby, Gianna Stavroulaki, Meta Berghauser Pont, Anders Karlström, Pablo Miranda Carranza e Tobias Nordström.
O complemento, disponível para o MapInfo Professional e para o QGIS, permite realizar análises espaciais, combinando os modelos de descrição do ambiente urbano Sintaxe do Espaço com variáveis relacionadas à atratores (equipamentos, polos geradores de viagens, mercados, etc), em uma análise de acessibilidade combinada.
TUTORIAL DE INSTALAÇÃO
Para baixar o plugin, acesse a página do Spatial Morphology Group no link abaixo:
https://www.smog.chalmers.se/pst
Na página principal, basta clicar em “PST for QGIS 3”.
Vai abrir um tela para salvar o arquivo com o nome “pstqgis_3.1.3_2019-11-11.zip” e salve o arquivo compactado. O Place Syntax Tool não pode ser instalado diretamente do repositório, pois não consta na lista de plugins do QGIS. Para instalar o PST, siga uma das duas alternativas de instalação abaixo:
ALTERNATIVA 1
Na tela principal do QGIS, clique em “Complementos” e depois em “Gerenciar e Instalar complementos.
Na tela que abrir, clique na aba “Instalar a partir do ZIP”. Clique nos três pontos (“…”), no lado direito da tela, e procure o arquivo zip do plugin que você baixou. Depois, clique em “Instalar Complemento”. Um aviso de segurança vai aparecer, mas basta clicar em “Sim” (ou “Yes”, dependendo da tradução da sua versão). Depois disso o programa será instalado.
Uma mensagem deve aparecer na barra superior da tela, indicando que a instalação foi bem sucedida. O Place Syntax Tool fica instalado na aba “Vetor”, na subpasta “PST”.
ALTERNATIVA 2
Descompacte o arquivo zip no seguinte diretório:
Se for no sistema operacional Windows:
C:\Users\[USERNAME]\AppData\Roaming\QGIS\QGIS3\profiles\default\python\plugins
Onde tem [USER NAME] é o seu nome de usuário
Se for no sistema operacional MAC:
~/Library/Application\ Support/QGIS/QGIS3/profiles/default/python/plugins
Após colocar a pasta neste diretório, o renomeie como “pst”
Caso tenha feito as etapas corretamente, o plugin já deve estar instalado, faltando ser ativado. Para isso, abra o QGIS, clique em “Complementos” e depois em “Gerenciar e Instalar complementos.
Na aba “Instalados”, pesquise pelo “PST”. Clique na caixinha do lado do nome do complemento para habilita-lo.
Agora o plugin está pronto para usar. O Place Syntax Tool fica instalado na aba “Vetor”, na subpasta “PST”.
É isso ai! Até a próxima!
Prezado Alexandre, é provável que eu utilize a teoria da sintaxe espacial em meu trabalho de dissertação. Vi em um post anterior vc dando um tutorial utilizando o SPACE sintaxe toolbox, agora você disse que existe outro plugin, até mesmo pq o SPACE sintax toolbox não funciona em versões mais novas do qgis, o que tmb me deixou bastante inseguro, visto a falta de manutenção no
Plugin e isso atrapalhar o desenvolvimento da minha pesquisa.
Queria saber o seguinte, como ainda irei ter que aprender a mexer nas funcionalidades do plugin, as funcionalidades e resultados são parecidos? Posso usar seu tutoria para aplicar nesse novo plugin q vc sugeriu?
Desde já obrigado pela atenção, e parabéns pelo ótimo trabalho.
CurtirCurtir
Olá, André! O Spafe Syntax Toolkit (SST) e o Place Syntax Tool (PST) apresentam algumas semelhanças, mas o processo de obtenção das medidas é diferente. Estou me debruçando no PST para em breve fazer um breve tutorial dele. Aconselho a instalar o QGIS 2.18 para usar o SST enquanto isso (eu particularmente tenho duas versões do QGIS no meu computador, o 2.18 – para alguns, uma das melhores versões já lançadas – e a 3.10, para usar plugins em versões diferentes). Abraços.
CurtirCurtir