Pular para o conteúdo

Como Remover Autoria de Arquivos do Word

Alguns periódicos exigem, para a submissão de artigos, que os manuscritos não tenham nenhum tipo de identificação para garantir o anonimato dos autores e, consequentemente, uma avaliação imparcial. Mas os arquivos do Word mantém, em seu registro, o nome do usuário do computador, o que pode comprometer esse anonimato, caso a coluna de autor esteja ativa no Windows Explorer. Este post traz um pequeno tutorial de como remover a autoria de arquivos do Word.

Para conferir a autoria do seu arquivo no Windows Explorer, acesse a pasta em que o arquivo está, clique com o botão direito na barra de informações (que já deve ter as informações de nome, data de modificação, tamanho, etc.) e selecione a opção “autores” (caso não apareça, clique na opção “mais…” e procure esta coluna).

tutorial_word_01

Perceba que, desta maneira, é possível identificar um autor, e isso pode comprometer a avaliação do artigo (algumas revistas podem inclusive reprovar o trabalho por isso. Como fazer então para que o arquivo do Word não tenha nenhuma identificação? Abaixo, mostramos um passo-a-passo em 3 etapas simples de como retirar a autoria de um arquivo do Word:

TUTORIAL

Etapa 1: Clique com o botão direito do mouse no arquivo e vá na opção “Propriedades”. Uma nova janela irá abrir.

tutorial_word_02

Etapa 2: Na aba “Detalhes”, na parte de baixo da janela, clique em “Remover Propriedades e Informações Pessoais”. Uma outra janela irá abrir.

tutorial_word_03

Etapa 3: Nesta nova janela, selecione a opção “Remover as seguintes propriedades deste arquivo”. Há duas propriedades onde são salvas as informações de autoria do arquivo: “Autores” e “Salvo por”. Marque as dias caixas e clique em “OK”. Depois, na primeira janela, clique em “OK” também.

tutorial_word_04

Pronto! Agora seu arquivo está sem nenhuma informação de autoria!

tutorial_word_05

Não se esqueça de não deixar nenhuma informação de autoria também no corpo do texto, caso as instruções para autores da revista exijam isso também.

É isso aí! até a próxima!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: