Pular para o conteúdo

Organizando Citações e Referências Bibliográficas no Word com o Zotero

Na elaboração de um texto acadêmico/ científico, uma das tarefas mais trabalhosas (e, por vezes, cansativa) é a organização das citações e referências bibliográficas. Não é raro acontecer de citar um autor no texto e esquecer de coloca-lo nas referências. Atualmente, existem softwares que ajudam nesta organização, como o Zotero. Este post traz um tutorial sobre como organizar citações e referências bibliográficas no Word com o Zotero.

Sobre o Zotero

Zotero é um software livre e de código aberto, desenvolvido em 2006 pelo Center for History and New Media, na George Mason University. Sua função é gerenciar dados e arquivos bibliográficos. O programa possui um plugin que permite sua integração com editores de texto, como o Word, facilitando a organização e gerenciamento das citações e referências bibliográficas usadas no texto.

O tutorial a seguir foi dividido em três partes: 1. Instalando o Zotero; 2. Configurando o Zotero; e 3. Utilizando o Zotero no Word.

Parte 1: Instalando o Zotero

Acesse o site do Zotero: https://www.zotero.org/download/, e baixe a versão 5.0. Caso seja um usuário de Mac ou Linux, abaixo do nome “Download” é possível baixar o instalador para esses sistemas operacionais. Ao concluir o download do instalador, execute-o seguindo as instruções que aparecerem.

Parte 2: Configurando o Zotero

Após a instalação do Zotero, é necessário integra-lo ao Word. Abra o Zotero e clique em “Ferramentas” > “Extensões”.

Na tela que aparecer, em “Zotero Word for Windows Integration”, se aparece o botão “Enable”, clique nela; se no botão estiver escrito “Disable”, é porque a extensão com o Word já está ativada. Depois, é só fechar essa tela.

O passo seguinte é configurar o Zotero para, ao adicionar novas referências no aplicativo e no Word, normatiza-las a partir da NBR 6023 (ABNT, 2018). Abra o Zotero e clique em “Editar” > “Preferências”.

Na janela que abrir, na aba “Citação”, verifique se não aparece a opção de estilo da ABNT. Caso não apareça, clique em “Obter estilos adicionais”.

Na tela que aparecer, na barra de busca, digite “associação brasileira”, para o Zotero filtrar os estilos disponíveis. Deve-se encontrar duas opções. Clique na opção “Associação Brasileira de Normas Técnicas (Português – Brasil)” (sem estar escrito “note”).

Feito isso, a opção de estilo da ABNT já está disponível. clique nela e depois em “OK”.

Agora é possível inserir as referências bibliográficas, podendo ser feita de duas maneiras:

1. Identificação automática de metadados: No caso de artigos de periódicos indexados em bancos de dados como a Scielo, basta arrastar o arquivo para dentro do Zotero, que será feita a identificação dos metadados e das informações para gerar as referências. Um círculo azul indica que esta referÊncia está associada a um arquivo físico.

2. Criação manual de referências: Caso não seja feita a identificação automática, você pode clicar no botão verde (marcado na figura), escolher um tipo de publicação (documento, artigo de periódico, livro etc.) e criar uma nova referência. Na barra da direita, você insere todos os dados da referência, podendo inclusive mudar o tipo de publicação inicialmente escolhido.

Você também pode organizar as referências em pastas. Abaixo da guia “Arquivo”, há um botão que permite criar pastas. Você pode organizar a seu gosto: por tema, por trabalho (artigo, tcc, tese etc.).

Uma outra opção interessante e importante é você criar um perfil no Zotero, para a fazer a sincronização do acervo de referências e poder importa-las para qualquer computador. Para fazer isso, clique em “Editar” > “Preferências”.

Na janela que abrir, clique em “sincronização”. Clique em “Criar conta”, caso ainda não tenha uma. Depois é só inserir os dados de usuário e senha e clicar em “Configurar a sincronização”.

Pronto! Assim, você pode exportar e importar suas referências do Zotero em outros computadores, não restringindo esse banco de dados apenas à unidade física atual.

Importante: a conta gratuita do Zotero só permite ter até 300mb de arquivos anexos associados às referências. Para aumentar o limite, você deve ter uma conta premium (paga). Se você quiser, pode excluir esse anexos: escolha uma referência; clique na seta “>” ao lado dela para mostrar o anexo. Clique com o botão direito no arquivo anexo e depois em “Mover item para a lixeira…”.

Parte 3: Utilizando o Zotero no Word

Agora que o Zotero está devidamente configurado e com referências adicionadas, é possível inseri-las em um arquivo Word e gerar uma lista de referências bibliográficas automaticamente. Lembre-se que para o plugin do Zotero funcionar no Word, o programa deve estar aberto.

Abra o programa do Zotero e depois abra o Word. observe que já deve aparecer, na barra de ferramentas, a guia “Zotero”.

Agora, comece a escrever seu texto, já tendo em mente a fonte a ser citada no parágrafo, como no exemplo abaixo. Neste caso, os textos foram escritos baseados em Hillier e Hanson (1984) e Hillier et al. (1993).

Para inserir a referência, deixe o curso do mouse no final da frase em que deseja inserir a fonte. Depois, clique em “Zotero” e depois em “Add/Edit Citation”

Se for a primeira vez que usa o Zotero neste documento, uma janela vai abrir, pedindo para indicar o estilo de referência a ser usada. Selecione a opção “Associação Brasileira de Normas Técnicas (Português-Brasil)” e depois clique em “OK”.

Agora, uma barra de busca irá surgir, onde você pode pesquisar o nome do autor desejado. Abaixo, será mostrada uma lista com os nomes dos autores pesquisados. Clique na referência desejada.

O Zotero vai exibir a referência a ser inserida. Caso queira fazer uma citação com várias fontes (FULANO, 2021; CICRANO, 2020; BELTRANDO et al., 2019), aperte espaço e pesquise as demais fontes. Caso esta seja a única que queira adicionar, aperte enter.

Observe que a fonte foi inserida no final do parágrafo, devidamente formatada.

Agora, vamos testar criar uma lista de referências bibliográficas no final do texto. Deixe o cursor na linha abaixo do título das referência. Depois, clique novamente em “Zotero” e depois em “Add/ Edit Bibliography”.

Observe que a referência completa foi inserida. Note também que, por ser a primeira referência do arquivo, não veio totalmente formatada, faltando o grifo do nome do livro. Mas não se preocupe, pois ao inserir outras referências, esse erro vai ser automaticamente corrigido.

Continue inserindo novas fontes ao longo do texto. Observe que a lista de referências, no final do arquivo, é atualizada automaticamente, e devidamente formatada de acordo com a ABNT. Caso você exclua alguma referência e queira atualizar a lista final, clique em “Zotero” e depois em “Refresh”, que a lista será atualizada automaticamente.

Os exemplos acima foram de fontes que vem no final do parágrafo, dentro de parênteses. Para fazer citações no meio do parágrafo – exemplo: de acordo com Fulano (2020) – basta inserir a referência e modificar o texto dela. O Word ainda irá identifica-lo como um campo, e a referência completa será inserida no final normalmente.

Bônus

É possível destacar mais as referências geradas pelo plugin do Zotero, pois são interpretadas pelo Word como “campos” – códigos ou dados substituídos por informações do documento, como os números das páginas, por exemplo. Os campos podem ficar mais evidentes, com uma configuração simples. Clique em “Arquivo” e, depois, em “Opções”.

Na tela que abrir, vá na aba “Avançado”. Procure a opção “Sombreamento de campos” e selecione a opção “sempre”. Depois, clique em “OK”.

Pronto! Agora as citações e referências estão marcadas no texto, o que facilita bastante em identifica-las e modifica-las, se for necessário.

É isso aí! Até a próxima!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: