Pular para o conteúdo

Como Recuperar (Parte) dos Dados da Plataforma Lattes

*Agradecimentos a Fernando de Oliveira Morais, doutorando em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, pela dica do site.

Em decorrência dos problemas no servidor do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), muitos dados e currículos estão indisponíveis para o acesso. Uma solução para recuperar, ao menos parcialmente, suas informações (principalmente aquelas do Currículo Lattes), é salvar uma cópia dos dados disponíveis no site Escavador. Este post traz um breve tutorial sobre como recuperar parte dos dados da Plataforma Lattes disponíveis no Escavador.

O Escavador (https://www.escavador.com/) é um site que surgiu no final de 2014, com a finalidade de dar mais transparência a dados públicos. Atualmente, é possível encontrar Currículos Lattes, Diários Oficiais, banco de patentes do INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) e sistemas de tribunais do Judiciário. Com a possibilidade de encontrar Currículos Lattes, pode-se recuperar o máximo de dados possíveis.

Para recuperar os dados do Currículo Lattes, acesse a página principal do Escavador. Há uma barra de busca, que pode ser utilizada para encontrar seus dados.

Ao clicar na barra, aparece uma série de opções. Clique em “Pessoas”, digite seu nome completo e depois em “Buscar”.

Encontre o resumo do Currículo Lattes com o seu nome e clique nele.

Observe que essa cópia do currículo não está atualizada com a última atualização feita por você na Plataforma Lattes. No exemplo mostrado, a versão mais atualizada é de junho de 2020. No entanto, ressalta-se, dada a emergência de recuperação dos dados, é possível se obter a maior parte das informações necessárias.

Salve a página em pdf (com uma impressora de pdf ou como você preferir). Caso futuramente seja necessária a reinserção destes dados, já estão melhor organizados.

Caso encontremos uma maneira melhor de exportar os dados, este post será atualizado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: