Este post traz o lançamento do software “ARQBOX: Calculadora de Arquitetura”, mostrando suas principais funcionalidades e onde baixar.
O que é o ARQBOX?
O ARQBOX é uma calculadora de arquitetura desenvolvida em Python, para o sistema operacional Windows, que fornece cálculos úteis para arquitetos e profissionais da construção civil, bem como estudantes. Com sua interface gráfica intuitiva, o ARQBOX permite que o usuário escolha entre diferentes opções de cálculo e obtenha os resultados desejados com facilidade. O projeto teve início em outubro de 2022, e a primeira versão estável 1.0 foi lançada em abril de 2023. É um programa leve, o que facilita o seu uso em computadores com configurações mais simples.
O usuário pode realizar até 12 diferentes cálculos e consultas: taxa de ocupação, coeficiente de aproveitamento, taxa de permeabilidade, 3 cálculos de rampa (comprimento, inclinação e altura), 2 cálculos de telhado (inclinação e altura da cumeeira), consulta de tipo de telhado por inclinação e 3 cálculos de escada (altura do espelho, número de pisos e espelhos e altura). Todos os 11 índices que podem ser obtidos apresentam suas respectivas resoluções de cálculos, o que facilita a compreensão de como aquele índice foi construído.
O ARQBOX, tanto em sua versão executável como de desenvolvedor, é distribuído sob a Licença MIT.
A interface gráfica do ARQBOX é simples e intuitiva: há uma janela principal, que contém botões que levam a todas as 12 operações disponíveis.

Ao clicar em qualquer um dos botões dos cálculos, uma nova janela é aberta, onde o usuário pode inserir os dados necessários para calcular o índice desejado. Após clicar no botão “Calcular”, o resultado é mostrado logo abaixo, bem como a resolução do cálculo – esta função é particularmente interessante À estudantes de arquitetura, pois pode ajudar no aprendizado dos cálculos.

Em alguns índices, onde certas variáveis possuem parâmetros normatizados por NBRs (a exemplo de inclinação de rampa, altura de espelho ou tamanho de piso de escada), um alerta é dado caso o usuário tenha utilizado valores abaixo ou acima do que as normas estabelecem, favorecendo tomadas de decisão de revisões de projetos e análises.

Especificações Técnicas
Nome do Software: ARQBOX: Calculadora de Arquitetura
Versão: 1.0
Lançamento: Abril de 2023
Programação back-end: Python 3.11.0
Interface Gráfica: Tkinter 8.6
Exportador do Executável: cx_Freeze
Desenvolvedor: Alexandre Augusto Bezerra da Cunha Castro
Sistema Operacional: Windows
Tamanho: 12,9 MB (arquivo compactado) | 35,9 MB (pasta descompactada)
Idioma: Português (Brasil)
Dependendo da versão do sistema operacional que o usuário possua em seu computador, o programa pode não funcionar corretamente ou deixar de funcionar.
Download & Documentação
O ARQBOX está disponível em duas versões:
- Versão executável: destinada a usuários finais (pessoas que se interessam pela aplicação prática do programa). O software é do tipo plug-and-play, portanto não é necessário realizar nenhum tipo de instalação, apenas clicar no arquivo executável (extensão “.exe”)
- Versão de desenvolvedor: destinada a programadores e/ou pessoas com domínio básico de programação em linguagem python. O código fonte é disponibilizado gratuitamente, e pode ser aberto em qualquer terminal python, PowerShell ou numa IDE (Ambiente de Desenvolvimento Integrado), a exemplo do PyCharm e VS Code.
Para baixar a versão executável, clique aqui e baixe o aqui zipado “arqbox.zip”.
Para acessar a versão de desenvolvedor e o código-fonte, clique aqui:
A documentação do ARQBOX pode ser baixada aqui.
Abaixo, um vídeo de demonstração do ARQBOX.
Parabéns pela iniciativa, Alexandre!
CurtirCurtir
Obrigado! 🙂
CurtirCurtir
Muito massa, Alexandre! Compartilhando entre meus alunos.
CurtirCurtir
Obrigado, Bismak! 🙂
CurtirCurtir
Grata, Alexandre. Sempre atenta aqui à utilidade de suas postagens, mesmo que nem sempre o tempo corrido ajude. Tenho pensado sobre a necessidade de @s alun@s construírem, a cada exercício de projeto, alguns custos de referência, como estimar o valor da obra e de honorários profissionais relativos, no mínimo aos AU. Se conhecer algum aplicativo que faça isso, em nível de estimativa apenas porque quero aplicar dentro das disciplinas de projeto, preocupada com o deslumbre irreal que vivenciam com as ferramentas digitais de modelagem, peço a gentileza de compartilhar. Ou mesmo fazer uma participação em nossas disciplinas de desenho urbano em agenda a acordarmos. Um abraço e muito sucesso sempre em sua caminhada, Rossana Honorato arquiteta & urbanista
CurtirCurtir