Posts
Translate | Traducir | Traduire
Arquivos
Flávio Villaça é, sem dúvida, um dos autores mais influentes da minha formação acadêmica. Seus livros e textos são contribuições imensuráveis aos estudos sobre cidades brasileiras. Hoje, Villaça descansou. Mas sua contribuição à arquitetura e à ciência permanecerá viva, enquanto houver discussão e ação por cidades mais justas e igualitárias. Salve, Flávio Villaça!
Este diagrama resume as conceituações de transportes ativos, transportes não motorizados e transportes de baixo carbono. Para mais detalhes acesse o nosso site e confira o post. Link na bio.
Os transportes de baixo carbono são aqueles que possuem baixa emissão de poluentes. Além dos transportes ativos e não motorizados, também compõem este grupo meios de transportes movidos a motores elétricos, combustíveis alternativos e mais limpos, como bondes e patinetes elétricos.
Breve conceituação sobre transportes não motorizados. São compostos por transportes que não são movidos por motores. Além dos transportes ativos como pedestres e bicicleta, também fazem parte deste grupo os transportes à tração animal.
Um breve resumo do conceito de "transportes ativos" e seus meios.
[Link na bio] Nos atuais estudos sobre mobilidade urbana e transportes, uma série de novos conceitos têm sido utilizados frequentemente, como “transportes ativos”, “transportes não motorizados” e “transportes de baixo carbono”. Às vezes estes conceitos são utilizados como sinônimos, mas cada um deles possui peculiaridades e abrangem grupos diferentes de meios de transporte. Este post traz uma breve revisão e delimitação destes conceitos, apresentando as formas de deslocamento inseridas em cada um e faz recomendações de uso dos termos.